RIO - Impulsionado por estados dispersos em todas as regiões do país, o índice de óbitos por coronavírus no Brasil segue em um platô elevado. A média móvel de mortes — ou seja, a média de fatalidades ao longo dos últimos sete dias — é de 1.005.
O índice permaneceu elevado mesmo sem a contagem dos óbitos de São Paulo, o estado que registra mais casos e mortes pela pandemia e que, nesta terça-feira, não divulgou seu balanço diário, assim como o Pará.
Nove estados registraram esta terça-feira um aumento do número de mortes por Covid-19, enquanto oito apresentaram queda no inídice de óbitos. A situação permanece estável em dez estados.
Consulte: Veja aqui como está a situação do coronavírus no seu estado
A tendência de óbitos da pandemia estabilizou-se no Paraná, onde estava elevada até a semana passada, e é de queda em São Paulo, onde permanecia estável.
Santa Catarina e Rio Grande do Sul ainda registram alta no número diário de óbitos. Cientistas destacam que o inverno proporciona a difusão de doenças respiratórias, e que ambientes fechados são ideais para a transmissão do coronavírus.
Leia também:País registra 2.484.649 infecções por coronavírus, diz consórcio de veículos de imprensa
O patógeno disseminou-se no Mato Grosso do Sul e Tocantins. Ambos os estados têm apenas um município sem registro de casos de coronavírus. No Distrito Federal, o aumento de óbitos levou a Justiça a cancelar o retorno às escolas em escolas particulares, que era previsto para a última segunda-feira.
Infográfico: Números do coronavírus no Brasil e no mundo
O governo de Goiás, que viu as mortes aumentaram 53%, estima que chegará ao platô no número de casos em uma semana. Já Minas Gerais, que teve um avanço de 21% do mesmo índice, acredita que ele cairá nos próximos 15 dias.
Houve também aumento de mortes em Rondônia e, principalmente, Roraima, onde o número de óbitos avançou 159%; o estado sofre com a ausência de kits de diagnóstico.
Estudo do Imperial College:Transmissão de novos casos de coronavírus no Brasil está crescendo fora de controle
Além de São Paulo, outros estados que tiveram amplos registros de óbitos nas primeiras semanas na pandemia também veem o número de mortes cair. Entre eles estão Amazonas e Ceará. O mesmo oorre no Acre e em outros estados nordestinos — Maranhão, Rio Grande do Norte, Pernambuco e Alagoas.
No Rio de Janeiro, o número de mortes, que chegou a aumentar nos últimos dias, estabilizou-se novamente. O avanço na quantidade de mortos foi atribuído por cientistas ao relaxamento das medidas de isolamento social.
0 Commentaires