RIO — Os seis estados brasileiros que estão com tendência de queda de mortes pelo novo coronavírus estão concentrados nas regiões Norte e Nordeste. Acre, Alagoas, Amazonas, Ceará, Piauí e Rio Grande do Norte têm pelo menos 16% de redução em sua média móvel desta quarta-feira quando comparada com o cálculo de duas semanas atrás.
O Brasil, que registrou nesta noite uma média móvel de mortes de 1.052, segue com tendência de estabilidade.
Consulte: Veja aqui como está a situação do coronavírus no seu estado
A média móvel leva é um cálculo do número de mortes entre o dia e os seis anteriores. Ela é comparada com a média de 13 dias antes para indicar se há tendência de alta, estabilidade ou queda. O cálculo é um recurso estatístico para conseguir enxergar a tendência dos dados abafando o "ruído" causado por exemplo pelos finais de semana, quando a notificação de mortes se reduz por escassez de funcionários em plantão.
O Brasil tem, neste momento, 12 estados com tendência de alta: Amapá, Goiânia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Paraná, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima, Santa Catarina e Tocantins.
Leia mais:Velocidade de transmissão de novos casos de coronavírus no Brasil está crescendo fora de controle
Já os com tendência de estabilidade são: Bahia, Distrito Federal, Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro, São Paulo e Sergipe.
De terça para quarta foram observadas duas mudanças nas tendências em dois estados. Roraima passou de queda para alta, e o Acre fez o caminho inverso, saindo da alta para queda. No entanto, em números absolutos, a variação da média móvel de mortes dos estados foi pequena: Roraima passou de 5 para 7 mortes, e Acre caiu de 5 pra 3 óbitos.
0 Commentaires