Com 'buzinaço' e roncos de motor, Patriota oficializa candidatura de Arthur do Val em SP

SÃO PAULO — Em vez de aplausos, buzinadas. Foi assim que o deputado estadual Arthur do Val foi recepcionado pelos apoiadores ao ser lançado oficialmente candidato à Prefeitura de São Paulo pelo Patriota, na noite desta segunda-feira.

LEIA:Mais de 2 mil policiais e militares já se afastaram para disputar as eleições neste ano

Com as restrições impostas pela pandemia do novo coronavírus, o partido decidiu fazer sua convenção em formato drive-in para manter o distanciamento social. As cenas de aglomerações, típicas desses eventos partidários, deram lugar a um estacionamento ocupado por cerca de cem veículos, na Zona Sul da capital paulista.

De dentro dos carros, o público assistiu aos discursos dos principais nomes do Movimento Brasil Livre (MBL). O deputado federal Kim Kataguiri (DEM-SP), o vereador Fernando Holiday (Patriota-SP) e o coordenador nacional do grupo, Renan Santos, estiveram presentes. As buzinas, o ronco do motor e até uma sirene de viatura policial reagiam a cada declaração mais incisiva de cima do palco.

Os participantes do evento só puderam deixar seus veículos para assistir ao vídeo de lançamento da campanha, em frente ao palco, e tirar foto com os parlamentares. Outros integrantes do MBL, como a youtuber Cris Bernart e o advogado Rubinho Nunes, foram anunciados como candidatos a vereador.

No palco à frente de um telão de 16 por 9 metros que costumava ser usado como cinema, Arthur do Val criticou adversários como o prefeito Bruno Covas (PSDB) e o candidato do PSOL, Guilherme Boulos. Mas distribuiu bordoadas também a personalidades da esquerda como o padre Júlio Lancelotti e os humoristas Marcelo Adnet e Gregório Duvivier.

Lancelotti, coordenador da Pastoral do Povo de Rua, virou o novo alvo de Arthur do Val nas últimas semanas. O deputado tem focado seu discurso na necessidade de revitalização da região central de São Paulo, onde o padre desenvolve trabalhos, e de mudança no tratamento com pessoas em situação de rua. Para ele, o centro da cidade parece a série americana sobre zumbis "The Walking Dead".

— A gente tem que tocar nas feridas que todo mundo tem medo de tocar. Estamos de saco cheio de promessas vazias — disse Do Val.

Como já anunciado no mês passado, o Patriota lançou a empresária e corretora imobiliária Adelaide Oliveira como vice. Ela é líder do grupo Vem Pra Rua, um dos grupos mais próximos da Lava-Jato em São Paulo.

— Acho que (tocar na ferida) é a especialidade do Arthur. Nisso ele é bom. E eu estou aqui para colocar um curativo se inflamar demais — afirmou Adelaide.

MBL e Vem Pra Rua foram dois dos principais grupos que organizaram protestos de rua pelo impeachment de Dilma Rousseff entre 2015 e 2016. Suas lideranças ganharam projeção nacional ao discursarem em carros de som na Avenida Paulista contra o governo petista.

Além da atuação nas ruas, a dupla do Patriota é conhecida pelo ativismo nas redes sociais. Arthur do Val, por exemplo, tem 2,67 milhões de inscritos no YouTube, e sua conta no Twitter tem ainda mais seguidores do que a do MBL: 510 mil contra 479 mil. Ele se popularizou pelo apelido Mamãe Falei no homônimo canal no YouTube.

Numa eleição que deve ser marcada por campanhas na internet, Adelaide acha que a sua chapa sai na frente de outros candidatos.

— É o nosso habitat natural, né? Tem político que é do estilo de beijar criança, abraçar gente na rua. Nós não somos assim. Acho que sairemos na frente — disse.

Enregistrer un commentaire

0 Commentaires