Na gastronomia, o termo “harmonizar” significa combinar alimentos e bebidas de forma equilibrada, potencializando os sabores para uma experiência mais agradável ao paladar. Embora as harmonizações mais conhecidas sejam com vinho e cerveja, o café também possui características variadas e complexas que merecem o “match” perfeito com determinados doces e sobremesas.
Entre um gole na xícara e uma garfada, ninguém quer experimentar a sensação de que o açúcar ou a especiaria do quitute “roubou” o gostinho do café. Ainda mais se não for qualquer café, mas um da Categoria Especial e vencedor de diversos prêmios, como é o caso de Orfeu.
Conheça os cinco blends do premiado café Orfeu
Conversamos com o barista da marca Gilson Rodrigues para entender, por exemplo, o que é um café encorpado ou como perceber sua acidez. Ele também deu dicas de como escolher o tipo certo de café para tomar com um bolo seco, um pudim... Confira na entrevista a seguir.
- Como podemos explicar de forma simples as principais características de um café?
O corpo é a textura do café: uma bebida encorpada completa toda a boca dando um sabor agradável. A acidez fará você salivar nas laterais da língua. Se salivar pouco, o café pode ser considerado mais neutro. A doçura do café é percebida da ponta para o meio da língua – nesses casos, o aroma também será doce (lembrando caramelo, por exemplo). Já o amargor é uma sensação no fundo da garganta e que demora a desaparecer.
Como fazer café coado no pano, na cafeteira italiana, na prensa francesa e na aeropress
- Cafés mais encorpados e cremosos combinam com que tipo de doces? E os cafés mais suaves?
Cafés com notas mais marcantes como corpo e persistência (Orfeu Intenso) combinam muito com doces que tenham chocolate meio amargo entre os ingredientes e doces de compota (ameixa, figo, doce de banana). Cafés suaves (Orfeu Bourbon Amarelo) harmonizam muito com bolo de laranja, torta de limão, torradas ou queijos com geleias de jasmim ou laranja.
Café cremoso: aprenda como fazer a tradicional espuma em casa
- Doces muito açucarados vão bem com qual tipo de café?
Doces mais açucarados combinam com cafés equilibrados - Orfeu Clássico fica maravilhoso com um pudim ou quindim. Outro exemplo seria Orfeu Orgânico, que é um café de torra média, e harmoniza muito bem com queijo e mel. Cafés cítricos harmonizam com doces que apresentem ingredientes tipo laranja, limão, lima, jasmim, florais.
Descubra as características do café orgânico
- Qual o melhor café para tomar com aquele bolo sequinho da tarde?
Depende do sabor do bolo. Na maioria das vezes, a melhor opção é um café equilibrado com notas doces (Orfeu Clássico ou Orfeu Orgânico). Se for de laranja, como já disse, recomendo o Orfeu Bourbon Amarelo.
- Existem ingredientes que "brigam" com o café no paladar?
Sim. Cafés suaves ou com notas cítricas e florais não harmonizam com ingredientes amargos, muito leitosos ou salgados. Cafés equilibrados costumam combinar com muitos ingredientes, com exceção de casca de laranja e gengibre. E cafés mais encorpados não funcionam muito bem com ingredientes cítricos. Harmonizar por contrastes é bem bacana, desde que a combinação não apague características ou notas. Por exemplo: um café mais suave com um creme de chocolate amargo e especiarias não combina nem um pouco!
0 Commentaires