NOVA YORK – O Vale do Silício é reconhecido há décadas como epicentro da indústria global de tecnologia, mas esse cenário pode estar mudando. Na semana passada, o bilionário Elon Musk, cofundador da SpaceX e CEO da Tesla, anunciou que estava de mudança para Austin, no Texas. E ele não é o único.
Pedro Doria:A relação dos EUA com as bigtechs vai dominar a próxima década
Um dos ícones do Vale do Silício, e do movimento que já está sendo chamado de “êxodo” da indústria de tecnologia da região da Baía de São Francisco, na Califórnia, é a Hewlett Packard Enterprise (HPE).
A subsidiária da companhia fundada em 1938 por Bill Hewlett e David Packard numa garagem em Palo Alto anunciou no início do mês que está de mudança para Austin, no Texas.
A Oracle, outra das pioneiras do Vale do Silício, fundada em 1977 em Santa Clara, anunciou na sexta-feira que irá mudar o endereço de sua sede, atualmente em Redwood City, no entorno da Baía de São Francisco, para a capital texana.
'E agora, Brasil?':País vive ‘evasão silenciosa’ de profissionais de tecnologia
A pandemia, com a consequente transição dos escritórios para o trabalho remoto, é uma das explicações para esse movimento.
Em documento apresentado a órgãos reguladores, a Oracle destacou que “muitos dos funcionários podem escolher a localização de seus escritórios assim como continuar trabalhando de casa”.
Mas outros fatores contribuem para o fenômeno, como o alto custo de vida e dos imóveis na região da Baía de São Francisco, além das altas taxas de imposto de renda impostas pelo governo da Califórnia.
Análise:Como o Google domina nossas vidas sem percebermos
Sobre a pandemia, também pesa a forma como diferentes estados americanos lidaram com a crise, com a imposição ou não de medidas restritivas. A Califórnia foi um dos estados mais rígidos, recebendo críticas públicas de Musk, que ameaçou reabrir a fábrica da Tesla mesmo sem permissão.
Além da HP e da Oracle, outras empresas de tecnologia menores deixaram recentemente o Vale do Silício em direção ao Texas, como SignEasy, QuestionPro e DZS.
0 Commentaires