Em oito estados, pandemia têm tendência de queda, mas média móvel do Brasil continua estável

RIO — Oito estados brasileiros apresentaram uma tendência de queda nos números de mortes pela Covid-19, conforme aponta a análise deste domingo da média móvel de óbitos. O país, porém, se mantém estável, com mais de mil pessoas morrendo por dia — entre os dias 12 e 19 deste mês, a média de óbitos registrados foi de 1.055. Isso acontece pelas diferenças de estágio da pandemia no território brasileiro. Oito unidades federativas estão com uma tendência de alta e 11 estão em estabilidade.

Boletim das 20h:Com 716 novas mortes, Brasil tem domingo com mais óbitos registrados em 24h, diz consórcio de veículos da imprensa

As regiões em que a pandemia do novo coronavírus continua avançado são o Sul e o Centro-Oeste; elas têm, respectivamente, uma alta de 71% e 19%. Os estados que apresentam a mesma tendência são: Santa Catarina (138%), Rio Grande do Sul (73%), Paraná (44%), Tocantins (39%), Goiás (38%), Mato Grosso do Sul (36%), Minas Gerais (34%) e Distrito Federal (21%). Santa Catarina, o estado com a maior ascensão da doença teve, nos últimos sete dias, uma média diária de 28 mortos; o que, em comparação as semanas anteriores, indica um aumento no número de óbitos.

Em direção oposta, isto é, que vêm apresentando uma queda nos óbitos, estão: Roraima (-62%), Rio Grande do Norte (-34%), Ceará (-30%), Sergipe (-21%), Alagoas (-18%), Amazonas (-18%), Rio de Janeiro (-18%) e Rondônia (-16%). Vale ressaltar, porém, que nem Rondônia nem Roraima divulgaram o balanço de mortes neste domingo. A tendência de queda também não significa um número baixo de pessoas morrendo diariamente. O Rio de Janeiro, por exemplo, tem registrado uma média de 100 óbitos por dia.

Consulte: Veja aqui como está a situação do coronavírus no seu estado

Apesar desses oito estados terem uma tendência decrescente, nenhuma região do país ficou em queda neste domingo. Sudeste, Nordeste e Norte estão em estabilidade, o que quer dizer que não tiveram uma variação nos números superior a 15%, tanto para baixo quanto para cima. Estão na mesma situação os seguintes estados: São Paulo (8%), Paraíba (7%), Pará (4%), Maranhão (3%), Mato Grosso (2%), Bahia (-1%), Pernambuco (-1%), Piauí (-5%), Amapá (-6%), Acre (-11%) e Espírito Santos (-11%).

A média móvel leva é um cálculo do número de mortes entre o dia e os seis anteriores. Ela é comparada com a média de 14 dias antes para indicar se há tendência de alta, estabilidade ou queda. O cálculo é um recurso estatístico para conseguir enxergar a tendência dos dados abafando o "ruído" causado por exemplo pelos finais de semana, quando a notificação de mortes se reduz por escassez de funcionários em plantão.

Enregistrer un commentaire

0 Commentaires