James Murdoch deixa o conselho da News Corp

NOVA YORK – James Murdoch, apontado como herdeiro do império midiático liderado por seu pai, Rupert Murdoch, anunciou nesta sexta-feira seu desligamento do conselho de administração da News Corp, citando desentendimentos editoriais com a companhia.

“Minha demissão se deve a divergências sobre determinados conteúdos editoriais publicados pelos veículos de comunicação da companhia e outras decisões estratégicas”, afirmou o executivo, em comunicado.

Crise:Fitch corta perspectiva de nota soberana dos EUA de "estável" para "negativa"

Aos 47 anos, James é o filho mais novo de Rupert e esteve à frente do maior negócio do grupo, o 21st Century Fox, de onde saiu ano passado após a maior parte dos ativos do conglomerado de mídia ser vendida para a Walt Disney Company.

De acordo com a Bloomberg, após este episódio, James e sua família se distanciaram cada vez mais, com ele se tornando um crítico da linha editorial conservadora da News Corp, dona do Wall Street Journal e do New York Post, e dos canais Fox.

Reforma tributária:Bolsonaro dá sinal verde para Guedes testar ‘nova CPMF’, mas não apoiará publicamente o imposto

Nas últimas semanas, as tensões aumentaram sobre a seção de opinião do Wall Street Journal, conhecida pelo conservadorismo e promoção do livre mercado. Preocupados com a falta de transparência, repórteres do jornal exigiram uma distinção mais clara entre notícia e opinião, para os leitores não confundirem o conteúdo factual com o opinativo.

No último fim de semana, o conselho editorial se pronunciou no jornal, dizendo aos leitores que “não iria sofrer pressão da cultura do cancelamento”.

Cibercrime:Adolescente da Flórida é indiciado por ataque hacker em massa contra o Twitter

“Enquanto nossos proprietários nos permitirem, as páginas de opinião continuarão publicando colaboradores que falam o que pensam”, dizia a nota. “E essas colunas vão continuar promovendo os princípios da liberdade e do livre mercado, que agora são mais importantes que nunca diante da cultura crescente de conformidade e intolerância”.

Publicamente, James Murdoch já declarou que não assiste à programação da Fox News, canal alinhado com o Partido Republicano, e discordou da cobertura dada pela News Corp a incêndios florestais, por subestimarem a crise climática. No ano passado, James também elogiou o então pré-candidato democrata à presidência Pete Buttigieg.

Enregistrer un commentaire

0 Commentaires