Boletim das 20h: Brasil fecha semana com menos 15% de mortes por Covid-19, mas Amazonas tem tendência de alta

SÃO PAULO - Um dia após registrar pela primeira vez uma tendência quinzenal de queda no número de mortes por Covid-19, o Brasil ainda tem uma epidemia intensa. Neste domingo (6), foram registrados 456 óbitos pela doença, além de 16.403 casos confirmados.

No total, o país teve até agora 126.686 mortes registradas por Covid-19 e 4.137.606 casos. Na média móvel de sete dias, medida usada para ler a tendência da epidemia, o Brasil tem 827 óbitos registrados por dia, o que representa uma queda de 15% em relação a duas semanas atrás, o que representaria uma situação "estável", no limite da margem de erro da variação no critério adotado pelo GLOBO.

LEIA TAMBÉM:Para 71% dos brasileiros, país sofreu mais que o esperado com a Covid-19, mostra Ibope

Os números refletem os dados das secretarias estaduais de saúde e foram coletados pelo consórcio de veículos de imprensa que reúne O GLOBO, Extra, O Estado de S. Paulo, Folha de S.Paulo, G1 e UOL.

Neste final de semana, na soma do Brasil como um todo, foi registrada uma tendência de queda pela primeira vez, apesar de dois estados ainda estarem com a epidemia em crescimento.

SAIBA MAIS:Governo gasta R$ 208 milhões em testes para Covid-19 que não têm registro na Anvisa

Particularmente preocupante está a O Amazonas, onde o número diário de óbitos teve um crescimento de 160% em duas semanas, representado pelos 30 óbitos diários que ocorreram nesta semana. Por causa do estado, a Região Norte como um todo um recrudescimento da Covid-19 pela primeira desde o fim de maio.

O outro estado onde a Covid-19 apresentou crescimento quinzenal preocupante foi Ceará, com média de 26 mortes diárias e um crescimento de 12%. Sob o critério que considera margem de erro de 15%, porém, tecnicamente a situação cearense ainda é "estável".

O aumento da mortalidade por Covid-19 no Ceará e no Amazonas preocupa, por serem estados que já tinham apresentado um pico aparente da Covid entre abril e maio. Com a reabertura da economia, os casos voltaram a crescer.

Todos os outros estados estão em tendência de queda (mais de 15% de redução quinzenal) ou estáveis (entre +15% e -15%).

Nos estados mais populosos onde há uma tendência clara de queda, mas ainda assim o volume de mortes diárias é alto. São Paulo teve média de 196 mortes por dia na última semana, e o Rio de Janeiro 77.

Enregistrer un commentaire

0 Commentaires