RIO — O Brasil registrou, nas últimas 24 horas, 203 mortes e 8.611 casos de Covid-19. Com isso, a média móvel caiu para 562 — a menor desde 10 de maio. Com isso, são 150.709 vidas perdidas no país pela doença, que infectou 5.102.603 brasileiros.
Os números são do boletim das 20h do consórcio de veículos de imprensa formado por O GLOBO, Extra, G1, Folha de S.Paulo, UOL e O Estado de S. Paulo.
Consulte: Veja aqui como está a situação do coronavírus no seu estado
A "média móvel de 7 dias" faz uma média entre o número de mortes do dia e dos seis anteriores. Ela é comparada com a mesma média de duas semanas atrás para indicar se há tendência de alta, estabilidade ou queda. O quadro atual do país é de variação em queda de 19%.
O cálculo é um recurso estatístico para conseguir enxergar a tendência dos dados abafando o "ruído" causado pelos finais de semana, quando a notificação de mortes se reduz por escassez de funcionários em plantão.
Já o número absoluto de mortes registradas em um único é o menor desde 22 de abril.
Apenas o estado do Acre apresentou tendência de alta da média móvel.
O Distrito Federal e outros oito estados apresentaram estabilidade. São eles: Alagoas, Amazonas, Maranhão, Minas Gerais, Piauí, Rio de Janeiro, São Paulo e Sergipe. O restante do país apresentou números em queda.
O critério de estabilidade é uma variação entre -15% e 15% da média móvel de mortes. Menos de -15% significa queda, mais de 15% significa crescimento.
0 Commentaires