Brasil atinge a marca de 160 mil mortes registradas por Covid-19

SÃO PAULO - O Brasil chegou na noite deste domingo (1) à marca de 160 mil mortes registradas por Covid-19. Apesar da cifra elevada, o país cruzou esse limite em momento em que o número diário de mortes cai. A média móvel diária de óbitos relativa aos últimos sete dias foi de 420, a menor desde o início de maio.

LEIA TAMBÉM:Mortalidade geral já voltou a nível 'normal' em mais da metade do país

Nas últimas 24 horas o país registrou 202 mortes. Tradicionalmente, o número reportado aos domingos é menor, porque muitos registros têm notificação atrasada. Os dados são do boletim das 20h deste domingo do consórcio de veículos de imprensa formado por O GLOBO, Extra, G1, Folha de S. Paulo, UOL e O Estado de S. Paulo, a partir das atualizações das secretarias estaduais de Saúde.

SAIBA MAIS:'Se o governo usar a Anvisa como instrumento político, será muito ruim', diz presidente da Academia Nacional de Medicina

Apesar dw a tendência de queda nas mortes continuar consistente, o número de casos, incluindo as ocorrências não letais da doença, não indica redução nas mesmas proporções. Nas últimas 24 horas, o país registrou 10.084 casos. Desde o início da pandemia do novo coronavírus, o Brasil já registrou 5.544.815 em seu território.

40 dias de queda

A média móvel semanal de óbitos, com 420 registros por dia agora, representa uma tendência de queda de 16% durante a última quinzena. Há 40 dias, a quantidade de mortes por Covid-19 já vem apresentando queda.

Das 27 unidades da federação, apenas três tiveram aumento do número diário de óbitos acima de 15% na última quinzena, o que aponta tendência de alta. Elas foram Santa Catarina (+62%), que está registrando 13 mortes por dia, Ceará (+23%), com 14 mortes por dia, e Acre (+50%). O estado do Norte, porém, tem registrado apenas 1 morte por dia na última semana, por isso a oscilação percentual é maior.

Outros 12 estados (RR, RN, TO, DF, MT, RO, PB, SP, PR, AL, GO e MG) tiveram redução maior que 15% de óbitos no período quinzenal, e continuam indicando tendência de queda. Os 12 estados restantes (MS, AP, RJ, BA, RS, PI, PE, SE, AM, MA, ES e PA) estão em tendência de estabilização (com oscilações menores que 15% para cima ou para baixo).

Enregistrer un commentaire

0 Commentaires