BRASÍLIA - Os senadores Alessandro Vieira (Cidadania-SE) e Jorge Kajuru (Podemos-GO) apresentaram recurso ao Supremo Tribunal Federal (STF) para que o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), seja obrigado a atender o requerimento que pede a prorrogação da CPI da Pandemia, protocolado no último dia 26.
Leia mais:TCU sobe o tom e dá 10 dias para Ministério da Saúde responder sobre caso Covaxin
O pedido foi protocolado nesta segunda-feira, e o relator ainda não foi sorteado. Como a Corte está em recesso, a análise caberá ao presidente da Corte, ministro Luiz Fux, ou aos ministros que informaram que seguirão trabalhando nas férias: Ricardo Lewandowski, Alexandre de Moraes, Gilmar Mendes e Rosa Weber.
Clique aqui para acessar a matéria na íntegra e visualizar esta fotogaleria.
O regimento do Senado prevê a prorrogação automática de uma CPI desde que o requerimento tenha a assinatura de, no mínimo, um terço dos senadores, 27. O pedido de continuidade dos trabalhos foi assinado por 34 parlamentares.
"Não se pode admitir que a omissão de uma só pessoa, no caso, o Exmo. Sr. Presidente do Senado, possa impedir que a minoria parlamentar exerça um dos mais elevados encargos que lhe foram incubidos pela Constituição da República, qual seja, o papel de investigar, precisamente, garantir a regular continuidade dos trabalhos da CPI", argumentam os senadores.
A CPI foi instalada em 27 de abril, com prazo de 90 dias e investiga ações e omissões do governo Jair Bolsonaro na pandemia e suspeitas de irregularidades na aplicação de recursos federais por estados e municípios.
0 Commentaires