BRASÍLIA — O candidato apoiado pelos irmãos Cid e Ciro Gomes na disputa pela prefeitura de Fortaleza, José Jarto (PDT), ultrapassou numericamente o deputado federal capitão Wagner (Pros), de acordo com pesquisa Ibope divulgada nesta terça-feira pela TV Verdes Mares. Considerando a margem de erro, os dois estão empatados em primeiro lugar com a deputada federal Luizianne Lins (PT).
Em Cuiabá: Prefeito tenta a reeleição e tem racha com vice. Entenda a disputa
Segundo o levantamento, Sarto tem 29% da intenção de votos, Wagner 27% e Luizianne 24%. A margem de erro é de 3% para mais ou para menos, o que os deixa empatados tecnicamente. Em seguida aparecem Heitor Férrer (Solidariedade), com 4%; e Célio Studart (PV), Renato Roseno (Psol) e Heitor Freire (PSL), com 2%. Há ainda 6% de votos brancos e nulos e 3% de eleitores que não sabem ou não responderam.
A pesquisa indica um grande crescimento de Sarto, presidente da Assembleia Legislativa do Estado, que passou de 16% na pesquisa de 14 de outubro para 29%. Ele também conta com o apoio do atual prefeito da cidade, Roberto Cláudio (PDT).
Veja: Enquanto Lula e Ciro se reconciliam, PT e PDT brigam para se eleger em Fortaleza
Wagner, por sua vez, oscilou 1 ponto percentual, indo de 28% para 27%. O deputado conta com o apoio do presidente Jair Bolsonaro, mas não tem utilizado essa proximidade na campanha. Já a ex-prefeita da Fortaleza Luizianne também oscilou 1 ponto percentual, mas positivamente: foi de 23% para 24%. Ela tem o apoio do ex-presidente Lula.
Desde que foi indicado como nome do PDT, Sarto tem como desafio se tornar mais conhecido na cidade. Apesar de ter uma trajetória política no estado — está em seu sétimo mandato como deputado estadual — ele não era um nome tão popular quanto seus dois principais adversários: Wagner foi o deputado federal mais votado do Ceará em 2018, além de ter ido para o segundo turno na eleição para prefeito de Fortaleza em 2016, e Luizianne foi prefeita da cidade por dois mandatos.
Entenda:Rompidos desde 2018, Lula e Ciro Gomes se reúnem em São Paulo e acertam trégua
A pesquisa Ibope divulgada hoje traz também os dados de rejeição dos candidatos. Luizianne lidera o ranking, com 38%, seguida por Wagner (36%), Heitor Férrer (15%) e Sarto (15%).
O levantamento, feito entre os dias 1 e 3 deste mês com 805 eleitores da cidade, indica ainda que Sarto venceria os dois oponentes em um eventual segundo turno. Ele teria 46% contra Wagner (36%) e 46% contra Luizianne (33%). Caso a disputa fosse entre a ex-prefeita e o deputado federal, o Ibope indica que os dois estão empatados com 41% dos votos.
0 Commentaires