Mais de 68% dos inscritos no Enem Digital faltam ao exame

RIO — Aplicado pela primeira vez este domingo, o Enem Digital superou uma marca inédita de sua versão presencial. A prova realizada em computadores teve 68,1% de abstenção — de seus 93.079 inscritos, 58.489 faltaram ao processo seletivo. Na semana passada, o segundo e último dia do modelo tradicional da seleção teve índice de ausência de 55,3%.

Presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia responsável pela aplicação da prova, Alexandre Lopes reconheceu que a taxa de abstenções é alta e a atribuiu à pandemia da Covid-19.

— A gente entende que isso é muito em função da pandemia, alguns locais que estão em lockdown, as pessoas não saíram de suas casas para fazer a prova — afirmou, em uma apresentação de 13 minutos sobre a prova, cuja segunda parte será realizada no próximo domingo (7).

Assim como ocorreu no modelo presencial, o Enem Digital não foi aplicado no Amazonas, que passa por um caos sanitário provocado pela Covid-19. Candidatos do estado, assim como o de outras localidades que tiveram incidentes na aplicação da prova, farão a reaplicação do exame, nos dias 23 e 24 de fevereiro.

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O modelo digital do exame foi aplicado em 104 cidades. Embora a prova seja realizada no computador, os candidatos devem ir até onde os locais onde ela é aplicada. Apenas a redação é manuscrita. A meta do Inep é que todas as provas do país sejam adaptadas ao novo formato até 2026.

Outra mudança seria a disponibilização do processo seletivo diversas vezes durante o ano, oferecendo mais chances para os estudantes realizarem o exame:

— Com as provas digitais, queremos sair do paradigma do Enem ser uma avaliação em dois finais de semana para milhões de pessoas e passar a ter várias provas ao longo do ano. O aluno poderá ter até mais de uma oportunidade de fazer o Enem naquele ano, desde que a gente tenha infraestrutura e tecnologia para poder aplicar as provas.

Problemas técnicos

Foram registrados problemas técnicos no Distrito Federal e em Tocantins, e a falha no sistema de avaliação fez com que os alunos fossem dispensados antes da realização do exame. O ministro da Educação, Milton Ribeiro, afirmou ao G1 que problemas eram esperados, mas que “nenhum aluno ficará prejudicado”:

— Ainda não tenho todos os relatos de problemas, mas isso iria acontecer por causa de sobrecarga do sistema.

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Os candidatos responderam a questões objetivas de linguagens e ciências humanas. Já o tema da redação foi “o desafio de reduzir as desigualdades entre as regiões do Brasil”. Para Carolina Pavanelli, professora de redação da Escola Eleva, trata-se de um assunto mais complexo para o candidato do que o explorado no Enem presencial — “o estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira”.

— Foi consideravelmente mais difícil porque, quando praticamos a redação na sala de aula, a desigualdade passa apenas como pano de fundo — avalia Pavanelli. — Já a saúde mental foi um tema muito explorado no ano passado. Mesmo o aluno que não tivesse um repertório muito sofisticado sobre o assunto poderia tratá-lo bem, considerando o tanto que foi conversado sobre ele durante o lockdown.

Já David Gonçalves, coordenador da redação da equipe do Colégio de A a Z, elogia o tema:

— Os textos de apoio não direcionaram o aluno, ou seja, deram margem de manobra para que ele pudesse pensar as diferenças regionais — explica. — É diferente do modelo visto na prova presencial, quando a palavra “estigma” no tema já mostrava que o foco deveria ser o preconceito, e não uma fala sobre a saúde pública em geral.

De acordo com Lopes, a repercussão do Enem Digital nas redes sociais foi “positiva”. Nos dois domingos anteriores, quando ocorreram as provas presenciais, houve diversos relatos no Twitter e no Facebook, sobre a desorganização para a entrada nos locais de prova, com casos como superlotação das salas de aula, desrespeitando as medidas de distanciamento social.

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