Ministério da Saúde discute compra de nova vacina indiana

BRASÍLIA— O Ministério da Saúde se reuniu nesta terça-feira com representantes do Instituto Vital Brasil, para tratar sobre uma possível aquisição da vacina Zycov-D, que é desenvolvida pelo laboratório indiano Zydus Cadila. A pasta afirmou que "avanços para um eventual futuro acordo comercial ainda dependem de a companhia poder atender a interesses do país".

Ao ministro Eduardo Pazuello farmacêutica informou que poderia fornecer 100 milhões de doses em 12 meses. Com fornecimento inicial de 5 milhões de doses 30 dias após a autorização pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Covid-19:Ferramenta do GLOBO que informa sua posição na fila da vacina no Brasil incorpora novos critérios

Segundo o ministério, a negociação está condicionada a "preço plausível, cronograma de entregas em prazo adequado e condições logísticas e de armazenamento." O Vital Brasil afirmou que a expectativa é assinar ainda nesta semana um memorando de entendimento com o órgão, o documento é o passo anterior à assinatura de contrato. Uma nova reunião foi marcada para esta quarta-feira.

Caso haja assinatura do memorando, o laboratório pretende entrar com solicitação de autorização emergencial de uso na Anvisa em seguida.

Ciência: Médicos brasileiros defendem vacina de Oxford para idosos apesar de países europeus terem desaconselhado uso

Na semana passada, a Anvisa retirou a obrigatoriedade de realização de estudo de fase 3 no Brasil para solicitação da autorização emergencial. Como a Zydus Cadila já desenvolve os ensaios clínicos na Índia, poderia entrar com o pedido na Anvisa. O Ministério da Saúde tem ressaltado que condiciona a aquisição de vacinas à aprovação pela agência.

Na semana passada, a pasta anunciou negociações para aquisição de outra vacina indiana, a Covaxin. Na ocasião, o ministério afirmou que pretende comprar 20 milhões de doses do imunizante.

Enregistrer un commentaire

0 Commentaires