Comissão de ética em pesquisa aprova testes da ButanVac em humanos

SÃO PAULO — A Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep), ligada ao Ministério da Saúde, aprovou nesta quinta-feira o início dos estudos com voluntários da vacina contra Covid-19 chamada ButanVac, desenvolvida pelo Instituto Butantan.

A liberação corresponde à primeira etapa de testes, com 418 participantes. Esse braço inicial do estudo será rodado no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto. O Butantan informou por meio de nota, porém, que a vacinação só será iniciada quando houver a aprovação final da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Imunização:Governo defendeu comprar vacina no Covax Facility só para 'grupos de risco', mostra documento

De acordo com a instituição, 94 mil pessoas manifestaram interesse em participar dos testes, em um tipo de pré-cadastro. No entanto, o Butantan iniciará amanhã um novo processo de cadastramento para os participantes da etapa de Ribeirão Preto. O formulário é mais completo que o anterior e pergunta, por exemplo, se o participante já testou positivo para Covid-19. Nesta etapa não poderão participar pessoas já vacinadas para a Covid-19.

A fase inicial será dedicada a avaliar a segurança do imunizante e determinar a dose correta para uso. Um dos critérios de seleção será a localidade em que reside o voluntário.

Enregistrer un commentaire

0 Commentaires