O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, disse que professores de universidades e faculdades deverão ser vacinados, embora a prioridade no momento seja dos docentes dos ensinos fundamental e médio. “Os alunos das faculdades para retornar às aulas deverão estar vacinados”, explicou o governador, em alusão ao fato de que os alunos do ensino médio não têm idade para se vacinar, já os do ensino superior fazem parte do público alvo a ser imunizado e precisam ser, assim como os professores, antes do início das aulas. Na tarde desta segunda-feira, 5, foi realizada uma reunião entre as secretarias de Saúde e de Educação para tratar do tema.
O Secretário de Saúde do Distrito Federal, Osnei Okumoto, reuniu-se ontem com membros do Comitê de Justiça da Saúde, para tratar da vacinação na cidade. De acordo com o gestor foi explicado aos membros do Judiciário o que está sendo feito pelo GDF para vacinar as pessoas vulneráveis e que têm dificuldade de acesso à Internet para agendar a vacinação. “Relatamos o trabalho que está sendo feito e este foi bem visto pelo Comitê”, disse o secretário.
O agendamento, no entanto, está sendo alvo de Ação Civil Pública por parte da Ordem dos Advogados do Brasil do Distrito Federal, que ingressou na 3ª Vara Federal do DF para pedir o fim do cadastro e do agendamento para vacinação. A Juíza Kátia Balbino, da 3ª Vara deu 72 horas para que o Ministério Público do DF e o GDF se pronunciassem sobre a ação. O prazo termina amanhã. O chefe da Casa Civil disse que as alegações do DF serão apresentadas pela Procuradoria Geral do DF.
Para garantir a vacinação dos vulneráveis e pessoas com dificuldade de acesso à internet, a Secretaria de Saúde realizou nesta sexta-feira reunião com os administradores de regiões administrativas em que vivem essas pessoas. Está sendo feito o mapeamento dos moradores das localidades que têm dificuldade em agendar a vacinação. Segundo Osnei, rádios comunitárias, carros de som e agentes de saúde apoiarão no chamamento dessas pessoas, que serão vacinadas por equipes volantes.
Das 32 mil doses de vacinas destinadas a pessoas da faixa etária de 44 anos ou mais, 31 sobraram. Foram realizados 30.969 agendamentos. O chefe da Casa Civil, Gustavo Rocha, disse que a expectativa é que nesta semana cheguem à cidade mais doses de vacinas, o que possibilitará a redução da faixa etária da vacinação.
O governo do DF fez mais alterações no Decreto 41.913 que trata do combate da pandemia. A partir de hoje estão liberados os eventos corporativos na cidade, desde que cumpridas 18 itens de segurança estabelecidos. Também será estendido o horário de funcionamento das academias e casas de festas. Em ambos os casos, o horário passará das 23 horas para meia noite.
O governador Ibaneis também concedeu a remissão e anistia de IPTU e IPVA para os seguintes segmentos do comércio: filmagem de festas e eventos; serviços de organização de feiras, congressos, exposições e festas; casas de festas e eventos; produção e promoção de eventos esportivos; outras atividades de recreação e lazer não especificadas anteriormente; produção teatral; produção musical; produção de espetáculos de dança; produção de espetáculos circenses, de marionetes e similares; produção de espetáculos de rodeios, vaquejadas e similares; atividades de sonorização e de iluminação; artes cênicas, espetáculos e atividades complementares não especificadas anteriormente; gestão de espaços para artes cênicas, espetáculos e outras atividades artísticas; cabeleireiros, manicure e pedicure; atividades de estética e outros serviços de cuidados com a beleza; aluguel de palcos, coberturas e outras estruturas de uso temporário, exceto andaimes.
O post GDF discute vacinação de professores do ensino superior apareceu primeiro em Jornal de Brasília.
0 Commentaires