Niterói: grávidas que tomaram AstraZeneca poderão tomar Pfizer como segunda dose a partir da semana que vem

NITERÓI - Seguindo determinação dada para todo o estado, as gestantes vacinadas em Niterói contra a Covid-19 com a primeira dose da AstraZeneca receberão a segunda dose com a vacina da Pfizer, na cidade, a partir desta semana, na data estabelecida no cartão de vacinação. O anúncio foi feito na quinta-feira, durante a transmissão ao vivo da prefeitura nas redes sociais.

Leia mais:Indicador síntese cai, e prefeitura de Niterói libera música ao vivo e jogos de futebol

O secretário municipal de Saúde, Rodrigo Oliveira, lembrou que a vacinação de grávidas com a AstraZeneca havia sido suspensa por orientação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), devido a possíveis efeitos adversos. Mas, antes da suspensão, uma parcela deste público já havia recebido essa vacina. Para outros grupos, o imunizante continua sendo liberado e indicado.

— Seguindo a orientação do Comitê Científico e da Secretaria de Estado de Saúde, a gestante que tomou a primeira dose da AstraZeneca vai tomar a segunda da Pfizer. A partir desta semana, quando está programada a chegada de uma nova remessa de Pfizer, as gestantes que estiverem em suas datas de retorno podem buscar as unidades de vacinação para tomar a segunda dose da vacina — explica o secretário.

Os moradores de Niterói podem agendar a vacinação contra Covid-19 pelo aplicativo Colab, que está disponível gratuitamente na Play Store (Android) e na App Store (iOS). O serviço está disponível para todos os postos da cidade. É necessário estar dentro da idade e apresentar a documentação para receber a imunização. Também é possível marcar pelo site (niteroi.rj.gov.br/agendamentovacina).

Indicador estabilizado

O prefeito Axel Grael declarou que o município tem feito um grande esforço para vacinar a população, buscando acelerar o calendário para imunizar todos o mais rápido possível, e anunciou que o indicador síntese está estabilizado em relação à semana passada, registrando o mesmo nível de 7,25 e mostrando uma situação um pouco mais tranquila.

—Isso não significa que superamos o problema da pandemia, e precisamos continuar com todos os cuidados e seguindo os protocolos sanitários. Nós estamos tratando de vidas humanas, da saúde das pessoas que amamos — disse.

O prefeito ressaltou que medidas flexibilizadas recentemente, como a liberação de música ao vivo em bares e restaurantes e a realização de jogos de futebol, podem ser suspensas, caso a situação piore.

—Em função da melhoria do indicador síntese, autorizamos a volta de música ao vivo nos estabelecimentos, permitindo que nosso cotidiano esteja mais próximo do que tínhamos antes, mas é fundamental seguir os protocolos — ressaltou Grael.

O secretário municipal de Ordem Pública, coronel Paulo Henrique, disse que no fim de semana passado a fiscalização flagrou irregularidades em alguns estabelecimentos:

— A marca da nossa cidade tem sido a colaboração da população, mas nossa fiscalização detectou alguns pontos de inconformidade e continuamos a pedir que a população colabore com a fiscalização, denunciando para o 153 caso veja alguma irregularidade. A proteção da cidade é a proteção da nossa família.

sábado, moradores acima de 38 anos.

SIGA O GLOBO-BAIRROS NO TWITTER (OGlobo_Bairros)

Enregistrer un commentaire

0 Commentaires