NITERÓI - A prefeitura vai começar a vacinar adolescentes de 12 a 17 anos a partir da próxima segunda-feira. O município já vacinou o público dessa faixa etária com comorbidade e agora vai abrir a imunização para todos. O prefeito Axel Grael anunciou que nesta sexta-feira publicará um decreto tornando obrigatória a vacinação para os servidores do município. O calendário da vacinação na cidade entra agora em repescagem permanente.
Leia mais: Niterói vai aplicar vacina da Pfizer em quem teve efeito adverso com primeira dose de AstraZeneca
Nas próximas segunda, terça e quarta, será feita a vacinação de quem tem 17 anos. Quinta, sexta e sábado, poderão ser imunizados jovens de 16 anos. A cada semana, o calendário contemplará duas idades, até chegar a quem tem 12 anos, no dia 10 de setembro.
Além da vacinação de adolescentes, o secretário municipal de Saúde, Rodrigo Oliveira, disse em transmissão ao vivo pelas redes sociais que a prefeitura começa nesta sexta-feira a busca ativa para convocar quem ainda não tomou a primeira dose da vacina contra a Covid-19 e quem está com a segunda atrasada. Ele disse que o trabalho será feito pelo programa Médico de Família e por contato telefônico. Segundo Oliveira, há previsão de que o Ministério da Saúde anuncie nos próximos dias a aplicação da terceira dose em idosos. Assim que a medida for anunciada, Niterói iniciará a vacinação.
O prefeito Axel Grael disse, durante a transmissão, que o decreto para tornar obrigatória a vacinação dos servidores se estenderá a todas as áreas da administração municipal:
- Em setembro começa um recadastramento dos servidores da prefeitura e todos terão que apresentar o comprovante de vacinação. Pelo decreto, em qualquer momento o comprovante poderá ser solicitado ao servidor - disse.
A Secretaria municipal de Saúde informou ainda, nesta quinta-feira, que os estoques de AstraZeneca foram zerados. A segunda dose da vacina será com Pfizer. O município dispõe de CoronaVac e Pfizer para primeira dose. A secretaria iniciou, no dia 12 deste mês, a intercambialidade da Pfizer como segunda dose para pessoas que tomaram a primeira dose com AstraZeneca. O uso da combinação de vacinas é considerado seguro e eficaz e está indicado pela Secretaria de Saúde do Estado.
SIGA O GLOBO-BAIRROS NO TWITTER (OGlobo_Bairros)
0 Commentaires