SÃO PAULO - A cidade de São Paulo aplicou mais de 500 mil doses de vacinas contra o coronavírus na chamada 'Virada da Vacina' promovida pela prefeitura, em que os postos funcionaram por 34 horas ininterruptas de sábado até este domingo. Eram esperadas cerca de 600 mil pessoas nesse período.
Leia mais:SP chega a 90% da população adulta vacinada com 1ª dose contra a Covid
A partir da segunda-feira, haverá repescagem destinada aos adultos que não tomaram ainda a primeira dose do imunizante. Além disso, a prefeitura usará as doses remanescentes, a chamada xepa, para antecipar a aplicação de segundas doses de quem tomou Coronavac, Pfizer ou AstraZeneca.
Os interessados podem se cadastrar a partir da segunda em qualquer uma das 468 Unidades Básicas de Saúde do município.
As doses de Coronavac poderão ser adiantadas a partir de 15 dias após a aplicação da primeira dose. As da Pfizer e da AstraZeneca, 60 dias após a primeira dose.
O secretário municipal de saúde, Edson Aparecido, afirmou em entrevista ao canal Globonews que, com o resultado da Virada da Vacina, a capital paulista tem agora 99,2% da população adulta imunizada com ao menos uma dose.
- Foram registradas no nosso sistema 471.350 doses, temos ainda 32 mil doses que não subiram no sistema. Ultrapassamos 500 mil doses aplicadas em 34 horas na capital - disse Aparecido durante a entrevista.
Puderam tomar a primeira dose da vacina neste fim de semana jovens de 18 a 21 anos em duas etapas. No sábado, puderam se vacinar, das 7h às 19h, as pessoas de 20 e 21 anos. Das 19h de sábado até as 17h deste domingo, o público de 18 a 21 anos.
A vacinação com a segunda dose também funcionou durante a Virada.
Madrugada teve drive-thrus e megapostos
Ao todo, funcionaram de madrugada 13 drive-thrus e três megapostos na capital paulista. Das 17h de sábado até as 7h de domingo, foram aplicadas 17.566 doses.
No sábado, até às 19h, foram 268.770 doses administradas, sendo 215.029 delas de primeira aplicação (a chamada D1), 53.734 segundas doses (D2) e sete vacinas da Janssen, de dose única.
Na sexta-feira, a cidade de São Paulo enfrentou falta deimunizantes da AstraZeneca para aplicação da segunda dose. Às 12h, 88% dos 553 postos de vacinação da capital paulista estavam sem o imunizante, segundo o G1. Às 15h, 51% ainda não contavam com unidades da vacina para a aplicação da segunda dose.
Estado chega a 91% de adultos vacinados com ao menos uma dose
O estado de São Paulo anunciou neste domingo que 91,15% da população adulta havia sido vacinada com pelo menos uma dose contra a Covid-19. No cômputo da população geral, incluindo crianças e adolescentes, 69,61% dos paulistas tomaram ao menos uma dose de imunizante.
São 31,1 milhões de pessoas imunizadas, segundo a Secretaria da Saúde do estado. Completaram o esquema vacinal 27,85% dos habitantes do estado.
O governo do estado pretende encerrar a vacinação de todos os adultos até a próxima segunda (16). Na quarta (18), segundo previsto no cronograma de vacinação, começará a imunização de adolescentes de 12 a 17 anos. Jovens com comorbidades, deficientes, grávidas e puérperas terão prioridade.
0 Commentaires