BRASÍLIA — O vice-presidente Hamilton Mourão disse nesta quarta-feira achar que o ministro da Economia, Paulo Guedes, continua no cargo após o presidente Jair Bolsonaro criticar a proposta apresentada pela equipe econômica para o Renda Brasil, programa social que o governo desenha para substituir o Bolsa Família.
Renda Brasil:Bolsonaro dá até sexta para Guedes apresentar nova proposta
— Acho que continua sim, ele tá firme (no cargo). Paulo Guedes é ministro do presidente Bolsonaro. E o Paulo Guedes sempre repete isso daí, que o presidente é que foi eleito, o Paulo foi selecionado por ele para conduzir a área da economia. Então eu vejo dessa forma. O Paulo Guedes busca adaptar as decisões àquelas necessidades que o presidente coloca para ele — disse Mourão.
O Ministério da Economia negou nesta tarde rumores sobre a convocação de uma entrevista à imprensa para o pedido de demissão do ministro. “O ministro continua despachando normalmente”, diz a nota.
E Agora, Brasil?: Novo imposto sobre pagamentos incidirá sobre todas as transações, diz assessora de Guedes
Os rumores começaram depois de Bolsonaro ter anunciado a suspensão do envio da proposta do Renda Brasil ao Congresso. Ele criticou o fim do abono salarial como forma de bancar o novo programa.
As declarações mexeram com o mercado. O Ibovespa, principal índice da Bolsa de São Paulo, fechou em queda de 1,46%, a 100.627 pontos. O dólar subiu a R$ 5,616, alta de 1,62%.
Mourão comparou a reação a um rebanho:
— E o mercado é aquela história, é o famoso rebanho eletrônico. Já viu gado, não é? Corre para um lado, corre para o outro, faz parte.
0 Commentaires