Após TikTok e WeChat, Trump pode banir outras companhias chinesas dos EUA

BEDMINSTER, Nova Jersey - O cerco americano às companhias chinesas de tecnologia pode aumentar, afirmou neste sábado o presidente Donald Trump, em entrevista coletiva em Bedminster, Nova Jersey. O alvo principal de Washington é a fabricante de smartphones e equipamentos de telecomunicações Huawei, mas, segundo Trump, outros casos, como a gigante do comércio eletrônico Alibaba, estão sendo analisados.

Na semana passada, Trump assinou ordens executivas proibindo que empresas e cidadãos americanos façam negócios com a ByteDance, dona do TikTok, e com a Tencent, dona do WeChat. Ao ser questionado se outras empresas chinesas de tecnologia poderiam ser banidas dos EUA, Trump afirmou que o alvo principal é a Huawei:

ByteDance:Trump ordena que dona do TikTok se desfaça de operações nos EUA

— A Huawei não está aqui, e a Huawei eu não permitirei — afirmou, citando ainda a campanha internacional realizada pelos EUA para impedir que a empresa chinesa opere em países aliados. — Nós dissemos a certos países o que estamos pensando sobre a Huawei. Está tudo bem, vocês podem usá-la, mas nós não iremos compartilhar inteligência e todos eles recuaram.

Como exemplo, Trump citou o Reino Unido, que estava inclinado a aceitar a companhia chinesa, mas, no mês passado, decidiu proibir que as operadoras instalem equipamentos da Huawei em suas redes 5G a partir de 2021. E tudo o que já foi instalado deverá ser removido até 2027.

Cobrança indevida:TIM devolverá R$ 4 milhões a consumidores. Veja se tem dinheiro a receber

O tema também está sendo discutido no Brasil. Em entrevista recente ao GLOBO, o embaixador dos EUA em Brasília, Todd Chapman, afirmou que pode haver “consequências” caso o país permita que a Huawei participe da instalação da infraestrutura da próxima geração da telefonia.

Como resposta, o vice-presidente, Hamilton Mourão, afirmou que o Brasil não teme consequências e descreveu a companhia chinesa como detentora de “um capacidade acima de muitos concorrentes”. O leilão para o 5G no Brasil só será realizado em 2021.

Pedro Doria:Casa inteligente ainda é um ponto fraco no Brasil

Neste sábado, Trump também foi questionado sobre a Alibaba, conhecida como a “Amazon chinesa” por dominar o comércio eletrônico naquele país. O presidente respondeu positivamente, de forma rápida, dizendo que outras empresas chinesas de tecnologia estão no radar da Casa Branca:

— Bem, estamos considerando outras coisas, sim.

Enregistrer un commentaire

0 Commentaires