É #FAKE mensagem que fala que aviso de privacidade do WhatsApp instala vírus no celular

RIO - Circula pelas redes sociais uma mensagem que mostra uma tela do WhatsApp e logo abaixo um aviso: "Toque para ler o novo aviso de privacidade - Brasil". Em um áudio que acompanha a imagem um homem diz que não se deve tocar no ícone porque, "se clicar, a pastinha vai clonar todos os seus dados, vai clonar seu telefone todinho". É #FAKE.

Clique aqui para acessar a matéria na íntegra e visualizar este conteúdo.

Ao contrário do que diz a mensagem falsa, o ícone que aparece no WhatsApp é verdadeiro e realmente é o novo "aviso de privacidade", encaminhado pelo próprio WhatsApp aos usuários para que fiquem cientes das alterações.

Procurada pelo G1, a assessoria do WhatsApp confirma a emissão do aviso de privacidade.

"O WhatsApp começou a emitir um 'aviso de privacidade' para todos os nossos usuários brasileiros que comunica as nossas novas medidas de adequação à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Este aviso aparece como notificação num painel horizontal na parte superior da tela das conversas, com um link ao 'aviso de privacidade no Brasil' do WhatsApp no qual é totalmente seguro clicar."

Mas a assessoria alerta que não há qualquer outro tipo de mensagem enviada diretamente aos usuários.

"O WhatsApp não está notificando seus usuários sobre a LGPD por meio de mensagens diretas. É importante que os usuários no Brasil fiquem atentos caso recebam uma comunicação sobre a LGPD em forma de mensagem de um número de telefone desconhecido, e o denunciem ao WhatsApp", diz.

O WhatsApp começou a divulgar em agosto um novo aviso de privacidade na página inicial do aplicativo para usuários no Brasil.

O termo de privacidade foi modificado em decorrência da nova Lei Geral de Proteção a Dados Pessoais (LGPD), que entrará em vigor no país em maio de 2021 e tem a finalidade de garantir mais segurança e transparência às informações pessoais coletadas por empresas públicas e privadas.

Enregistrer un commentaire

0 Commentaires