Fiocruz inaugura novo centro de testagem com capacidade de processar 17.500 resultados por dia

RIO — A Fiocruz lançou nesta segunda-feira uma Unidade de Apoio ao Diagnóstico da Covid-19, que processará os testes dos Laboratórios Centrais de Saúde Pública dos estados, ampliando a capacidade de testagem nacional. Com isso, a fundação aumenta a liberação de resultados por dia de 2.500 para 17.500.

Leia mais: Sem doses para todos: definição de critério para vacinação contra Covid-19 gera debate no Brasil

A nova unidade, financiada com recursos do Todos pela Saúde, será permanente e poderá ser usada após a pandemia.

Outro centro de testagem, na regional do Ceará, tem previsão para começar a operar em agosto, podendo executar diariamente até 10 mil testes moleculares. A expectativa é que mais de 350 profissionais, incluindo biologistas e técnicos de laboratório capacitados, se revezem em três turnos nas duas unidades para processar as amostras encaminhadas pelo Ministério da Saúde. Com as novas centrais, a quantidade de testes de RT-PCR processados, por mês, pode chegar a um milhão.

O ministro interino da Saúde, Eduardo Pazuello, participou do lançamento e disse que o objetivo da testagem tem caráter epidemiológico, ou seja, não dependerá disso o tratamento do paciente, mas servirá para obtenção de dados e elaboração de política públicas.

— Medidas preventivas e afastamento social são responsabilidade do munícipio e estados e apoiamos todas elas porque são quem sabe o que é necessário. Mas qualquer medida tem que estar aliada à necessidade de triar, buscar pessoas com sintomas. Nesse viés a Fiocruz dá mais um passo com o centro de testagem. A logística dos testes não é simples num país continental, nossos Lacens não têm estrutura. Cabe à Fiocruz receber essa demanda para reforçar os Lacens, fazendo o aumento da capacidade de testagem. Essa testagem efetiva trata de epidemiologia, acompanhamento, compreensão das curvas, porque o diagnóstico já foi feito pelo médico.

Para Pazuello, é importante que a população não espere um resultado positivo ou que os sintomas se agravem para buscar orientação médica:

— Diagnoóstico e testagem são as bases do tratamento precoce. Não está correto ficar em casa doente, com sintomas, até passar mal com falta de ar. Não funciona. A qualquer sintoma, a pessoa deve procurar imediatamente uma UPA, um médico, que pode diagnosticar de forma clínica, exames de imagem e laboratorial para definir o tratamento.

Além dos testes de diagnóstico por RT-PCR, as novas unidades do Rio de Janeiro e Ceará também receberam do Todos pela Saúde plataformas para execução de testes sorológicos em escala. Baseados na detecção da resposta imunológica após infecção, esses testes são complementares para o enfrentamento da pandemia e já estão sendo realizados para apoiar inquéritos epidemiológicos, avaliações em populações vulneráveis, entre outros. Serão mais de 12 mil testes por dia em cada uma das novas centrais.

— Reforçamos nosso compromisso com ações de saúde pública, de ciência e tecnologia, buscando o fortalecimento do SUS e da base tecnológica do país. Vamos somar forças com os Lacens, os laboratórios dos estados, que têm um papel muito importante. É uma grande contribuição no campo da vigilância — afirma a presidente da Fiocruz, Nisia Trindade.

Enregistrer un commentaire

0 Commentaires