Inglaterra limita reuniões a seis pessoas diante de aumento de casos de Covid-19

LONDRES — O governo britânico anunciou o veto a reuniões com mais de seis pessoas na Inglaterra, diante de um aumento no número de casos de Covid-19 no país. Desde a semana passada, a média diária de infecções está perto de três mil, sendo que a maior parte registrada em cidades inglesas — uma tendência vista em outras nações europeias, e que coincide com o verão no hemisfério Norte.

Pelas novas regras, válidas a partir da próxima segunda-feira, grupos com mais de seis pessoas, em espaços fechados ou ao ar livre, serão dispersados pela polícia — hoje, o limite para as reuniões é de 30 pessoas no mesmo local. Caso se recusem a seguir a orientação, as pessoas receberão uma multa de 100 libras (R$ 695), que terá o valor dobrado a cada reincidência, até o valor máximo de 3,2 mil libras (R$ 22.239). Casamentos, funerais, locais de trabalho e partidas esportivas devidamente autorizadas não serão afetadas pelas novas regras.

"Devemos agir agora, para impedir que o vírus se propague", assinala o comunicado do premier Boris Johnson. "Estamos simplificando e reforçando as regras envolvendo o contato social, para facilitar o seu entendimento e aplicação pela polícia".

Retomada: Escolas na Europa reabrem para ano letivo em meio ao aumento de casos da Covid-19

Cada uma de suas quatro nações do Reino Unido determina suas próprias medidas sanitárias. O governo de Londres tem jurisdição apenas sobre a Inglaterra.

O aumento de casos acompanhou o gradual relaxamento das regras de distanciamento físico, que incluíram a reabertura de bares e restaurantes. Para evitar um novo lockdown, com potenciais efeitos negativos a uma economia que tenta sair da pior recessão em mais de um século, as lideranças resolveram apertar novamente as medidas de segurança sanitária.

'Coronacéticos':Teses conspiratórias agitam atos anti-isolamento ao redor do mundo

Ao mesmo tempo, as autoridades anunciaram ações específicas para conter surtos em áreas determinadas. Em Bolton, no norte da Inglaterra, bares e restaurantes terão que abrir mais tarde e fechar mais cedo. No condado de Caerphilly, no País de Gales, foi imposto um lockdown estrito, que inclui a necessidade de autorização para deixar a área e a proibição de encontros de pessoas que não moram na mesma residência. As medidas estarão em vigor até outubro, mas serão revistas daqui a duas semanas.

O Reino Unido acumula cerca de 355 mil casos do novo coronavírus, com 41,6 mil mortes, o maior número entre os países europeus.

Enregistrer un commentaire

0 Commentaires