Em resposta a crítica de presidente francês, Bolsonaro diz que Macron faz 'politicalha', fala ‘besteira’ e dá ‘pitaco’ no Brasil

BRASÍLIA — O presidente Jair Bolsonaro rebateu, nesta quinta-feira, as críticas à política ambiental brasileira feitas pelo presidente da França, Emmanuel Macron. Segundo Bolsonaro, Macron não conhece o próprio país e fica ‘dando pitaco’ no Brasil.

Risco ambiental:Mourão rebate declaração de Macron que relaciona soja brasileira a desmatamento

O presidente francês afirmou na última terça-feira que depender da soja brasileira seria endossar o desmatamento na Amazônia. Macron fez um pedido para que a Europa reduzisse essa dependência e investisse na produção local.

— Pelo amor de Deus, seu Macron, "não compre soja do Brasil porque assim você não desmata a Amazônia, compre soja da França". A França produz de soja 20% do que a cidade de Sorriso produz aqui em Mato Grosso. Fica falando besteira aí, ô, seu Macron, não conhece nem o seu país. Fica dando pitaco aqui no Brasil — disse Bolsonaro.

Ricupero: 'O Brasil tinha uma marca positiva, simpática, e está destruindo tudo por nada'

Para Bolsonaro, Macron faz 'politicalha'

O presidente disse que a fala do Macron era “politicalha” e que se faz "o tempo todo" campanha contra o Brasil. Bolsonaro também questionou o quanto de floresta existe no país europeu. Em seguida, afirmou que não quer receber dinheiro, mas sim mandar mudas de árvores para a Europa.

— Essa é a politicalha deles. Vá procurar um palmo de mata ciliar na França. Vá procurar uma floresta... Quanto de floresta tem a França? Porque eles falam tanto em reflorestamento, em dar dinheiro pra nós. Não tem que dar dinheiro pra nós, não, nós vamos dar mudas de árvores para você replantar, reflorestar aí. Quer reflorestar seu país? Estamos à disposição para colaborar nesse sentido, nós temos muda para isso daí, pô. Agora fica o tempo todo mentindo pra nós, mentindo, pregando contra o Brasil. Lamentavelmente se faz o tempo todo campanha contra o Brasil.

Carlos Nobre:'Desmatar é acabar com o futuro. Dá lucro a poucos por pouco tempo’

O presidente francês já tinha sido respondido pelo vice-presidente Hamilton Mourão na quarta-feira. Na ocasião, ele disse que Macron desconhecia a produção brasileira e que ele externou “interesses protecionistas de agricultores franceses”.

Enregistrer un commentaire

0 Commentaires