Cerca de 300 postos de saúde de SP ficam sem vacina contra Covid-19 nesta segunda-feira

SÃO PAULO — Cerca de 300 postos de vacinação contra a Covid-19 estão inoperantes nesta segunda-feira na cidade de São Paulo devido a falta de vacinas. Segundo a prefeitura, a escassez dos imunizantes deve-se a “desabastecimento pontual” causado pela alta demanda e as doses estão sendo remanejadas entre unidades de saúde.

Vacinação:Todos os adultos devem ser vacinados com a primeira dose até setembro, diz Queiroga

As zonas mais afetadas pela falta de vacinas são a Norte, Sul e Leste, segundo o G1. Dados disponíveis na plataforma “De olho na fila”, que permite acompanhamento em tempo real do tamanho da fila em cada unidade, mostram que cerca de 60% dos 479 postos de vacinação na capital paulista não estão funcionando.

A falta de imunizantes já vinha sendo observada na cidade desde sábado, 19, quando Unidades Básicas de Saúde na zona Norte registraram falta de doses para suprir a demanda. Sem as vacinas, os postos de vacinação têm interrompido a vacinação por horas, até o recebimento de novas doses, ou fechado as portas.

Ao longo do dia, o desabastecimento aumentou, segundo o monitoramento do G1. Às 13h, afetava 32% dos postos de vacinação, número que aumentou para cerca de 200 postos fechados às 15h.

A Prefeitura de São Paulo informou, em nota, que as unidades “estão providenciando os remanejamentos/abastecimentos de doses, para garantir a vacinação nos territórios”.

A capital paulista realiza nesta segunda e terça-feira, 21 e 22, a vacinação daqueles entre 50 e 59 anos que ainda não tomaram a primeira dose, em sistema de repescagem.

Segundo o calendário oficial, as próximas faixas etárias a serem vacinadas serão as pessoas de 48 e 49 anos na quarta-feira, 23, e de 46 e 47 anos na quinta, 24. Moradores com 45 anos devem ser imunizados na sexta, 25, segundo o calendário divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde.

Enregistrer un commentaire

0 Commentaires