Em meio ao caos no aeroporto de Cabul, avião militar dos EUA decolou com 640 passageiros a bordo rumo ao Qatar

CABUL — Com centenas de pessoas tentando fugir desesperadamente do Afeganistão, em cenas dramáticas no aeroporto internacional de Cabul, horas depois do Talibã assumir o controle do governo, uma aeronave militar americana transportou, em segurança, 640 pessoas a bordo — a capacidade “oficial” do avião é de cerca de 100 passageiros.

De acordo com relatos publicados pela imprensa dos EUA, o C-17 Globemaster III operado pela Força Aérea dos EUA estava prestes a decolar rumo à base de al-Udeid, no Qatar, com alguns passageiros selecionados pelos americanos, na noite de domingo.

Clique aqui para acessar a matéria na íntegra e visualizar esta fotogaleria.

Contudo, a aeronave foi invadida, e centenas de pessoas se amontoaram no chão. Segundo o site Defense One, citando fontes do Departamento de Defesa, a tripulação “tomou a decisão de partir”, e cerca de 640 pessoas desembarcaram no destino final, em segurança. Inicialmente, falava-se em até 800 passageiros.

Clique aqui para acessar a matéria na íntegra e visualizar este conteúdo.

O Pentágono não se pronunciou sobre a operação, tampouco declarou se outras aeronaves decolaram com tamanho número de passageiros — em 2013, um outro C-17 transportou 670 pessoas que escapavam de um tufão nas Filipinas, também realizando o voo em segurança.

Até hoje, o "recorde" de passageiros em um avião de resgate pertence à empresa israelense El Al, que em 1991 levou 1.088 pessoas a bordo de um Boeing 747-200 durante a Operação Salomão, que transportou milhares de judeus etíopes para Israel.

Enregistrer un commentaire

0 Commentaires